Cozinha com gostinho de Brasil

05 de 05 de 2021

A infinidade de aromas e sabores da nossa terra é um presente. Vamos conhecer alguns ingredientes brasileiros que dão show na culinária mundo afora.


Prepara um guardanapinho que o assunto de hoje é de babar. Feche os olhos e imagine um feijão novo sendo preparado, ou então, o cheirinho da pitanga quando extraímos o sumo.


Para judiar só mais um pouquinho, projeta na sua mente um acarajé recém feito, com azeite de dendê, pimentas aromáticas e muito camarão. Ai ai ai, que delícia, não é mesmo?


Os ingredientes que acabamos de citar fazem parte da rotina dos brasileiros. De norte a sul do país, encontramos especiarias diversas e
abundantes, que ganharam o coração de grandes chefs no mundo todo e, com um pouco de ousadia, podem compor os cardápios dos mais simples aos mais requintados.


Vamos ampliar horizontes e conhecer um novo ingrediente de cada região do Brasil?


Região Norte – a energia do açaí
Com alto valor energético e função antioxidante, o açaí é ingrediente obrigatório nas refeições da região norte. A polpa grossa da fruta do açaizeiro pode ser utilizada em várias receitas, como sorvetes, bolos, mingau e licor, além de outros.
A planta toda pode ser aproveitada, das suas raízes é feito o chá para combater infecções intestinais e do caule se extrai um delicioso palmito.
Nutrientes como ferro, fósforo e cálcio, fazem dele um ótimo alimento para as crianças. E aí, vamos explorar essa energia?


Região Nordeste – enfiando o pé na jaca
Enfiar o pé na jaca, nos lembra dos excessos que as vezes cometemos, mas que tal enfiar a mão na jaca e aproveitar seu sabor e propriedades? Rica em carboidratos, na região nordeste, a fruta substitui o pão no café da manhã. No entanto, várias receitas são feitas a partir da fruta, como doces e receitas veganas. Isso mesmo, a jaca é uma ótima alternativa para substituir carnes e lanches do dia a dia.


Região Centro-oeste – licor de pequi, que tal?
Esse fruto muito utilizado na culinária sertaneja tem seus segredos. Próximo ao caroço, ele tem espinhos, por isso, ao ingerir in natura, o ideal é roer o fruto. Utilizado em muitas receitas salgadas, o nosso desafio é que você use a imaginação e explore os potenciais do pequi. Que tal fazer um delicioso licor? Para isso, você precisa só do caroço, cachaça e 15 dias de paciência para que a magia aconteça. Acrescente uma calda de sua preferência e aproveite.


Região Sudeste – ora-pro-nóbis e seu potencial nutritivo
Veja que curioso: essa planta também é conhecida como carne-de-pobre, graças a grande quantidade de proteínas que possui. Além do valor nutritivo, a folha que vem caindo no gosto de todos, oferece outros benefícios, como ação anti-inflamatória. Na culinária, ela atende muito bem as necessidades dos adeptos ao veganismo, mas pode ser incluída em diversos preparos, como molho pesto, refogados e base para molhos de carne, fornecendo sabor e saúde para quem a consome.


Região sul – o multifacetado pinhão
Eis então a semente dos pinheiros, mais especificamente, araucárias. O pinhão é delicioso e pode ser utilizado em várias receitas, desde entradas, a pratos principais.Puro, cozido em água ou assado em brasa, fica uma delícia, mas experimente as várias possibilidades de trabalhar com ele. O pinhão pode ser a base de salada, cremes, bolos, farofas e diversas iguarias. Se você está em busca de um ingrediente versátil, invista no pinhão. Esses ingredientes que escolhemos são típicos de regiões especificas, mas podem ser encontrados em feiras de todo o país. Brincar com o regionalismo, explorar sabores que fogem do tradicional e criar receitas, pode ser uma grande sacada para seu negócio. A gente sabe que você é toda trabalhada na criatividade e vai ter muitas ideias para encher seu cardápio com ingredientes brasileiríssimos e agradar a todos os paladares.


Corre pra cozinha e comece a testar novos sabores, mas não esqueça de antes, se inscrever em nossa News pra não perder nenhuma novidade.

Quero me inscrever

Cozinha com gostinho de brasil

Pizza e pão saindo do forno! Saiba mais sobre essas delícias
07 Jul

Pizza e pão saindo do forno! Saiba mais sobre essas delícias

Uma massa bem feita, quando vai ao forno, desperta sensações indescritíveis. De pizza e pão então, nem se fala. Vem saber mais sobre essas delícias com a AND. Quem quer pão? Que tá quentinho, tá quentinho, tá...

CONTINUAR LENDO
Estabelecer metas é o caminho para o sucesso do seu negócio
01 Jul

Estabelecer metas é o caminho para o sucesso do seu negócio

As metas possibilitam melhor desempenho e alcance mais rápido dos seus objetivos. Compromisso, planejamento, disciplina, organização... Todas essas palavras exigem dedicação e esses atributos são fundamentais para quem almeja o sucesso. Traçar...

CONTINUAR LENDO
Saiba como precificar o produto que você vende para garantir bons lucros
30 Jun

Saiba como precificar o produto que você vende para garantir bons lucros

Colocar preço nos produtos que você vende nem sempre é uma tarefa fácil, pois todos os aspectos que envolvem a elaboração do alimento devem ser levados em conta. Praticar preços que atendam às expectativas dos consumidores e também...

CONTINUAR LENDO

Mais design no seu e-mail

Assine nossa newsletter e receba antes de todo mundo as novidades de produtos e inovações da AND. Tudo para facilitar a sua vida.

g