Maternidade e empreendedorismo: combina?

29 de 04 de 2021

As mulheres crescem cada vez mais no empreendedorismo. As que tomam essa decisão após a maternidade, muito mais. Entenda o empreendedorismo materno.


A maternidade traz diversas mudanças para a vida das mulheres, entre as quais estão também sua relação com o trabalho. Após a licença maternidade, muitas profissionais percebem uma falta de flexibilidade por parte de seus empregadores com relação as demandas da maternidade e, para piorar, os números apontam que 48% dessas mulheres são demitidas no primeiro ano após o parto. Chocante, não é mesmo?

Para muitas dessas profissionais, o empreendedorismo deixa de ser uma opção para conquistar a independência financeira, se tornando uma forma de equilibrar a vida a maternidade e seu desenvolvimento profissional. No caso da Mariana, CMO da AND, a história aconteceu de maneira um pouco diferente.


Para a Mari, o empreendedorismo veio antes da maternidade, mas isso não significa que ela não enfrente os desafios de ambas e nessa entrevista, compartilha um pouco da sua experiência como mãe empreendedora com você.
Confira!

 Como você se tornou empreendedora?
Empreendi por necessidade de ajudar meu pai que estava se recolocando no mercado após uma cisão de sociedade numa indústria que ele havia fundado.

 Como sua vida de mãe se relaciona com o seu trabalho?
Maternar exige minha atenção e minha disponibilidade, já que minhas filhas são as coisas mais importantes na minha vida. Depois que elas nasceram, precisei rever minhas prioridades e otimizar meu tempo a ponto de ser mais produtiva e manter minha performance no trabalho, reduzindo quase pela metade a minha carga horária.

 Qual a sua relação com a AND?
Sou Chief Marketing Officer (CMO), que em português significa Diretor de Marketing do Ofício.

 Quais seriam suas dicas para uma mulher que tem filhos e quer começar ou está em um negócio próprio?
Invista na sua autoperformance. Busque elencar o que é mais importante em cada área da sua vida e otimize muito seu tempo. Tente eliminar tarefas não importantes ao máximo e trabalhar 75% do tempo em tarefas planejadas. Isso exigirá menos presença e te permitirá passar um tempo maior com seus filhos. E, o mais importante, estude muito para ser mãe. Leia livros, converse com profissionais e com outras mães.

 Como foi conciliar seu trabalho com a maternidade?
O segredo é equilibrar a rotina, sem penalizar nenhum dos lados. Seja mais focada no que realmente faz diferença em cada área da sua vida e não se culpe pelos “nãos” que precisará dar. A culpa paralisa e acompanha a maioria das mães.

 Existem lições da maternidade que você aplica na empresa?
E o contrário também acontece? Você considera essas duas partes distintas ou são as metades da Mariana?
São nuances de um mesmo ser e fazem parte de áreas diferentes da minha vida que se complementam, e que podem alavancar uma à outra. A performance em cada uma das áreas contribui para a outra. Não posso estar completa se uma delas estiver ruim.
As minhas filhas me ensinam o real significado de legado, exemplo e de ensinar. Eu, como líder organizacional e professora universitária, precisei estudar muito para me tornar mãe e conseguir conduzir minhas filhas numa jornada de aprendizado, para se tornarem adultas íntegras, determinadas e respeitosas no futuro. É uma jornada complexa, mas é a mais compensadora de todas. Agradeço todos os dias por ter esta oportunidade.

E então, se identificou e se encheu de inspiração com esse relato?
Esperamos que sim. A equipe da AND entende que o empreendedorismo feminino é desafiador e complexo. Unido à maternidade, as exigências e as cobranças aumentam.

Mas saiba que nós apoiamos as suas batalhas e respeitamos cada gota sua de suor. A Mariana é um exemplo que está ao nosso lado diariamente, adaptando suas rotinas e fazendo seu trabalho com competência e alegria.


Sabemos que se você optou pelo empreendedorismo, você também é cheia de sonhos e força. Que orgulho!

Para saber mais sobre as nossas novidades, se sentir pertinho da gente e ainda conferir os produtos AND disponíveis pra você, inscreva-se em nossa newsletter, clicando AQUI

Maternidade e empreendedorismo combina

Pizza e pão saindo do forno! Saiba mais sobre essas delícias
07 Jul

Pizza e pão saindo do forno! Saiba mais sobre essas delícias

Uma massa bem feita, quando vai ao forno, desperta sensações indescritíveis. De pizza e pão então, nem se fala. Vem saber mais sobre essas delícias com a AND. Quem quer pão? Que tá quentinho, tá quentinho, tá...

CONTINUAR LENDO
Estabelecer metas é o caminho para o sucesso do seu negócio
01 Jul

Estabelecer metas é o caminho para o sucesso do seu negócio

As metas possibilitam melhor desempenho e alcance mais rápido dos seus objetivos. Compromisso, planejamento, disciplina, organização... Todas essas palavras exigem dedicação e esses atributos são fundamentais para quem almeja o sucesso. Traçar...

CONTINUAR LENDO
Saiba como precificar o produto que você vende para garantir bons lucros
30 Jun

Saiba como precificar o produto que você vende para garantir bons lucros

Colocar preço nos produtos que você vende nem sempre é uma tarefa fácil, pois todos os aspectos que envolvem a elaboração do alimento devem ser levados em conta. Praticar preços que atendam às expectativas dos consumidores e também...

CONTINUAR LENDO

Mais design no seu e-mail

Assine nossa newsletter e receba antes de todo mundo as novidades de produtos e inovações da AND. Tudo para facilitar a sua vida.

g