Maternidade e empreendedorismo: combina?

29 de 04 de 2021

As mulheres crescem cada vez mais no empreendedorismo. As que tomam essa decisão após a maternidade, muito mais. Entenda o empreendedorismo materno.


A maternidade traz diversas mudanças para a vida das mulheres, entre as quais estão também sua relação com o trabalho. Após a licença maternidade, muitas profissionais percebem uma falta de flexibilidade por parte de seus empregadores com relação as demandas da maternidade e, para piorar, os números apontam que 48% dessas mulheres são demitidas no primeiro ano após o parto. Chocante, não é mesmo?

Para muitas dessas profissionais, o empreendedorismo deixa de ser uma opção para conquistar a independência financeira, se tornando uma forma de equilibrar a vida a maternidade e seu desenvolvimento profissional. No caso da Mariana, CMO da AND, a história aconteceu de maneira um pouco diferente.


Para a Mari, o empreendedorismo veio antes da maternidade, mas isso não significa que ela não enfrente os desafios de ambas e nessa entrevista, compartilha um pouco da sua experiência como mãe empreendedora com você.
Confira!

? Como você se tornou empreendedora?
Empreendi por necessidade de ajudar meu pai que estava se recolocando no mercado após uma cisão de sociedade numa indústria que ele havia fundado.

? Como sua vida de mãe se relaciona com o seu trabalho?
Maternar exige minha atenção e minha disponibilidade, já que minhas filhas são as coisas mais importantes na minha vida. Depois que elas nasceram, precisei rever minhas prioridades e otimizar meu tempo a ponto de ser mais produtiva e manter minha performance no trabalho, reduzindo quase pela metade a minha carga horária.

? Qual a sua relação com a AND?
Sou Chief Marketing Officer (CMO), que em português significa Diretor de Marketing do Ofício.

? Quais seriam suas dicas para uma mulher que tem filhos e quer começar ou está em um negócio próprio?
Invista na sua autoperformance. Busque elencar o que é mais importante em cada área da sua vida e otimize muito seu tempo. Tente eliminar tarefas não importantes ao máximo e trabalhar 75% do tempo em tarefas planejadas. Isso exigirá menos presença e te permitirá passar um tempo maior com seus filhos. E, o mais importante, estude muito para ser mãe. Leia livros, converse com profissionais e com outras mães.

? Como foi conciliar seu trabalho com a maternidade?
O segredo é equilibrar a rotina, sem penalizar nenhum dos lados. Seja mais focada no que realmente faz diferença em cada área da sua vida e não se culpe pelos ?nãos? que precisará dar. A culpa paralisa e acompanha a maioria das mães.

? Existem lições da maternidade que você aplica na empresa?
E o contrário também acontece? Você considera essas duas partes distintas ou são as metades da Mariana?
São nuances de um mesmo ser e fazem parte de áreas diferentes da minha vida que se complementam, e que podem alavancar uma à outra. A performance em cada uma das áreas contribui para a outra. Não posso estar completa se uma delas estiver ruim.
As minhas filhas me ensinam o real significado de legado, exemplo e de ensinar. Eu, como líder organizacional e professora universitária, precisei estudar muito para me tornar mãe e conseguir conduzir minhas filhas numa jornada de aprendizado, para se tornarem adultas íntegras, determinadas e respeitosas no futuro. É uma jornada complexa, mas é a mais compensadora de todas. Agradeço todos os dias por ter esta oportunidade.

E então, se identificou e se encheu de inspiração com esse relato?
Esperamos que sim. A equipe da AND entende que o empreendedorismo feminino é desafiador e complexo. Unido à maternidade, as exigências e as cobranças aumentam.

Mas saiba que nós apoiamos as suas batalhas e respeitamos cada gota sua de suor. A Mariana é um exemplo que está ao nosso lado diariamente, adaptando suas rotinas e fazendo seu trabalho com competência e alegria.


Sabemos que se você optou pelo empreendedorismo, você também é cheia de sonhos e força. Que orgulho!

Para saber mais sobre as nossas novidades, se sentir pertinho da gente e ainda conferir os produtos AND disponíveis pra você, inscreva-se em nossa newsletter, clicandoAQUI

Maternidade e empreendedorismo combina

Cozinha com gostinho de Brasil
05 Mai

Cozinha com gostinho de Brasil

A infinidade de aromas e sabores da nossa terra é um presente. Vamos conhecer alguns ingredientes brasileiros que dão show na culinária mundo afora. Prepara um guardanapinho que o assunto de hoje é de babar. Feche os olhos e imagine um feijão novo sendo...

CONTINUAR LENDO
De coffee lover para coffee lover: um texto para cozinheiros apaixonados por café
14 Abr

De coffee lover para coffee lover: um texto para cozinheiros apaixonados por café

Nós, brasileiros, somos grandes apreciadores de café, mas além de bebida, ele pode ser um coringa no seu cardápio. Mesa posta, salgados e doces, pão, geleias e queijos. Tudo isso nos lembra o famoso e adorado lanche da tarde. Mas vamos combinar: ele só...

CONTINUAR LENDO
Vamos inovar as vendas nesta Páscoa?
23 Mar

Vamos inovar as vendas nesta Páscoa?

Para ser competitivo no ramo da confeitaria, precisamos nos reinventar. Mais uma Páscoa está chegando e com ela, começam a surgir novidades gastronômicas que encantam os clientes tanto pelo sabor, quanto pela beleza. Ter o feeling de inovação e ofertar...

CONTINUAR LENDO

Mais design no seu e-mail

Assine nossa newsletter e receba antes de todo mundo as novidades de produtos e inovações da AND. Tudo para facilitar a sua vida.

g