De coffee lover para coffee lover: um texto para cozinheiros apaixonados por café

14 de 04 de 2021

Nós, brasileiros, somos grandes apreciadores de café, mas além de bebida, ele pode ser um coringa no seu cardápio.

Mesa posta, salgados e doces, pão, geleias e queijos. Tudo isso nos lembra o famoso e adorado lanche da tarde. Mas vamos combinar: ele só tem valor se estiver acompanhado de uma boa e famosa xícara de café, certo?

Essa especiaria, que tem uma legião de apaixonados, tem uma história muito curiosa e inusitada. Confere só!

O surgimento do café

Você sabia que o café surgiu na África? Isso mesmo! Reza a lenda que um pastor de cabras e um monge perceberam que elas ficavam alegres e cheias de energia depois de consumir frutas do cafeeiro. Assim, resolveram então experimentar também e, a partir daí, o consumo passou a ser explorado.

Da África para outros países, foi um pulinho: o café caiu no gosto do povo e cada cultura foi aperfeiçoando maneiras de consumo, até chegarmos ao famoso cafezinho de todos os dias, inclusive no Brasil.

A produção cafeeira nacional conta com uma alta exigência de qualidade, legislações trabalhistas e ambientais são rígidas, respeitando a biodiversidade e as condições de trabalho de quem atua nas lavouras de café, estando nas mais rigorosas entre todos os países produtores do grão e nos diferenciando no mercado, tornando o nosso país um dos maiores exportadores de café do mundo.

Café e gastronomia: um ingrediente especial

Apesar de estarmos acostumados a utilizar o café como bebida, esse grão é uma especiaria versátil e abrir a mente para seus usos é sinônimo de explorar um mundo de possibilidades que podem ser um diferencial na sua cozinha, rendendo muitos lucros.

Sabemos que você já deve ter explorado o ingrediente em algumas receitas doces, mas já pensou em adicioná-lo também a pratos salgados? Ainda não? Fica aqui a nossa dica, com seu sabor único e marcante, o café pode trazer novas sensações para o paladar de seus clientes.

Para te ajudar, escolhemos três receitinhas diferentes que tem tudo para se tornar as queridinhas do seu cardápio. Dá só uma olhada:

1 - Massa ao molho de cogumelos com café

Ingredientes

  • 10g de cogumelos porcini secchi
  •  2 colheres de sopa de manteiga
  •  1 cebola média picada
  •  1 bandeja de cogumelos frescos
  • 500ml de creme de leite fresco 
  • 1 xícara de café expresso 
  • Massa de sua preferência
  • Sal e pimenta-do-reino branca

Modo de preparo:

Inicialmente, coloque os cogumelos secchi para hidratar. Para isso, cubra-os com água por um período de 30 minutos, trocando-a pelo menos 2 vezes. Depois de hidratados, coar e secar com um papel toalha. Reserve a água utilizada para preparar a massa. Em uma panela, coloque a manteiga e a cebola e refogue até murchar. Adicione os cogumelos frescos, em seguida, os hidratados e salteie-os até ficarem bem macios. Acrescente o creme de leite fresco, a água em que foram hidratados os cogumelos e o café. Deixe reduzir em fogo baixo por aproximadamente 7 minutos. Em outra panela, cozinhe a massa em água fervente e salgada. Retire quando ainda estiver al dente e despeje sobre a panela com molho. Misture bem e sirva.

2- Molho de café com cebolas caramelizadas

Ingredientes

  • 1 cebola picada
  • 300 ml de café forte coado
  • 1 colher (chá) de açúcar mascavo
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto
  • 2 colheres (sopa) de azeite
  • 1 colher (sopa) de amido de milho dissolvido em 50 ml de água

Modo de preparo

Primeiro, refogue as cebolas com o azeite e o açúcar mascavo até que adquiram um tom dourado e caso perceba que o açúcar vai queimar no fundo da panela, adicione algumas gotas de água. Acrescente os 300ml de café e deixe ferver e depois, junte o amido de milho dissolvido em água, mexendo sempre para não empelotar. Tempere com sal e pimenta a gosto e deixe cozinhar até ficar com a textura de creme.

O molho supercombina com frango grelhado e carnes vermelhas. Experimente e arrase.

3 – Tiramisù de café

Ingredientes

  • 500 g de queijo mascarpone
  • 2 gemas
  • ½ xícara (chá) de açúcar
  • 60 ml de rum
  • ½ xícara (chá) de café forte sem açúcar
  • 12 unidades de biscoito champanhe
  • 4 claras de ovos
  • Chocolate em pó para polvilhar

Modo de preparo

Em um prato fundo, misture o café e o rum. Escolha uma travessa retangular para montar o Tiramisù. Molhe apenas um dos lados do biscoito na mistura de café com rum por 2 segundos. Em seguida, transfira para a travessa com o lado molhado virado para cima. Cubra todo o fundo da travessa e, caso sobre um pouquinho de café, regue os biscoitos. Reserve.

Na batedeira, misture as gemas e o açúcar e bata até formar um creme bem claro. Adicione o mascarpone e bata apenas para misturar. Reserve.

Limpe e seque a tigela e as pás da batedeira. Bata as claras até o ponto neve. Misture cuidadosamente as claras ao creme de mascarpone às gemas reservadas.

Espalhe o creme sobre os biscoitos, cobrindo completamente a travessa. Leve à geladeira por 24 horas. Antes de servir, polvilhe sobre o doce chocolate em pó com uma peneira fina.

Coloque a mão na massa

Que tal as nossas dicas para inovar em suas receitas com um ingrediente amado por todos? Então coloque a mão na massa e prepare muitas novidades para os seus clientes!

Se você gosta dos nossos conteúdos e quer estar sempre ligado em lançamentos, dicas e promoções, inscreva-se em nossa News clicando AQUI. Sempre temos notícias deliciosas para você!

De coffee lover para coffee lover um texto para cozinheiros apaixonados por cafe

Cozinha com gostinho de Brasil
05 Mai

Cozinha com gostinho de Brasil

A infinidade de aromas e sabores da nossa terra é um presente. Vamos conhecer alguns ingredientes brasileiros que dão show na culinária mundo afora. Prepara um guardanapinho que o assunto de hoje é de babar. Feche os olhos e imagine um feijão novo sendo...

CONTINUAR LENDO
Maternidade e empreendedorismo: combina?
29 Abr

Maternidade e empreendedorismo: combina?

As mulheres crescem cada vez mais no empreendedorismo. As que tomam essa decisão após a maternidade, muito mais. Entenda o empreendedorismo materno. A maternidade traz diversas mudanças para a vida das mulheres, entre as quais estão também sua...

CONTINUAR LENDO
Vamos inovar as vendas nesta Páscoa?
23 Mar

Vamos inovar as vendas nesta Páscoa?

Para ser competitivo no ramo da confeitaria, precisamos nos reinventar. Mais uma Páscoa está chegando e com ela, começam a surgir novidades gastronômicas que encantam os clientes tanto pelo sabor, quanto pela beleza. Ter o feeling de inovação e ofertar...

CONTINUAR LENDO

Mais design no seu e-mail

Assine nossa newsletter e receba antes de todo mundo as novidades de produtos e inovações da AND. Tudo para facilitar a sua vida.

g